Visita o Presente
Cristelo, uma das Freguesias mais pequenas do Concelho de Paredes (1,15 Km²), situada a Nordeste da Cidade. O seu povoamento remonta a um passado longínquo, como parece indicar o topónimo e o enquadramento geográfico do território. Dizem os estudiosos que a configuração da Freguesia e a sua localização num plano elevado, assemelham-se a Castros Romanos.
A freguesia de São Miguel de Cristelo era curato anexo à abadia de Santa Eulália de Vandoma, no antigo concelho de Aguiar de Sousa, passando, mais tarde a freguesia independente. Beneficiou também do foral de Aguiar de Sousa, dado por D. Manuel, em Lisboa, em 1513.
Em 1839 aparece na comarca de Penafiel, concelho de Aguiar de Sousa e, em 1878, no concelho e comarca de Paredes. Pertenceu ao extinto bispado de Penafiel. Arcediagado de Aguiar de Sousa (século XII). Comarca eclesiástica de Penafiel - 5º distrito (1856; 1907). Segunda vigariaria de Paredes (1916; 1970).
O Monte do Crasto é uma elevação com excelente domÃnio visual sobre o Vale do Rio Sousa. São visÃveis vestÃgios de estruturas pétreas relacionadas com possÃveis habitações castrejas.
Estrutura fundiária cuja construção primitiva remonta ao século XVIII. Apesar de ter sido alvo de obras de restauro e de adaptações funcionais dos espaços, mantém ainda, as caracterÃsticas tÃpicas da casa como elemento marcante da melhor imagem da fidalguia terra tenente da centúria de oitocentos.
A Chaminé situada na quinta cujo proprietário atual é Abel Andrade, foi construÃda por J. Cardoso em 05-01-1924. O espaço onde estava inserida a Chaminé foi construÃdo para laborar uma fábrica de tecidos, embora nunca tenha funcionado. Posteriormente laborou como fábrica de fundição de panelas, ainda que por pouco tempo.
O cruzeiro situado no jardim público da freguesia. Neste foi colocado busto de homenagem ao Padre Manuel Pinto Preda, pároco da freguesia durante 44 anos.
A Casa de Perletieiro, a mais antiga, data do séc. XVll (1699) e outra do séc. XVlll (1766). A casa dos Herdeiros foi construÃda de raiz em meados do séc. XX, onde habitam em tempos de férias. A Quinta de Perletieiro assenta na estrutura de uma das Casas de Perletieiro, atualmente com novo proprietário, onde foram realizadas obras de restauro, podendo ser realizados eventos.
Antiga Escola Primária e atual Junta de Freguesia EXECUTIVO Presidente: Carlos Franclim Moreira da Silva Secretário: Liliana Cristina Nunes Pacheco Tesoureiro: António Coelho Pereira
A Casa do Mercador, no portão de entrada consta a data de 1860, embora a casa inicial tenha sido construÃda anteriormente. A casa atual é de construção mais recente, tendo sido recuperados os materiais da anterior casa.